O que é propagação de DNS?

1392857394_set_dns

Antes de entender o que é propagação de DNS é preciso entender o que é servidor DNS e como isto afeta seus sites e serviço de emails.

Cada endereço – url – de cada site que você navega está hospedado em algum provedor de hospedagem, seja ele internacional ou nacional. Este provedor de hospedagem irá lhe fornecer um espaço no servidor onde você poderá hospedar os arquivos de seu site e configurar suas contas de emails. Para que você consiga acessar seu site e usar seu serviço de emails é necessário associar um endereço IP para sua conta, este endereço ip pode ser compartilhado ou um ip dedicado para sua conta. o Servidor DNS é responsável por converter nomes em números (endereços ip’s), por exemplo ao digitar www.dadobrasil.com.br você acessará o nosso servidor com um número ip 123.123.123.123. (número fictício não existente na internet). Tanto para você quanto para seus clientes é muito mais fácil memorizar a url com o nome de sua empresa do que gravar números de endereços ip’s, e é exatamente isto que o servidor DNS faz, transforma as url’s digitadas em endereços IP’s.

Como há uma quantidade imensa de endereços IP’s e url’s na internet, estes servidores precisam manter uma cópia (cache) afim de otimizar a velocidade de acesso de seus sites, porém cada servidor DNS atualiza periodicamente seus registros DNS é exatamente aí que entra o prazo de propagação de DNS.

Todas as vezes que você mudar seu site para um novo provedor de hospedagem é necessário a atualização dos DNS de seu site este processo pode levar de 3 – 24 horas no Brasil (podendo demorar até 48 horas) e pelo menos 24 horas para domínios internacionais.

Todos os planos de hospedagem de sites da Dado Brasil oferece uma URL temporária para que você possa acessar seu site, emails e FTP enquanto aguarda o prazo de propagação de DNS.